Lattes | Academia.edu | ResearchGate | Orcid
NINO RHAMOS
Figueiredo, W. R.
Novo post:
Trabalhos recentes:
Antropologia, China e afins
Pesquisa sobre o Cinema Chinês na Primeira Metade do Século XX
Página dedicada a reunir materiais dos estudos sobre China (em atualização)
Bem-vindos à página dedicada à minha pesquisa sobre o cinema chinês, um espaço onde exploro nuances das produções cinematográficas na China, especialmente focando na primeira metade do século XX. O projeto de pesquisa em fase de elaboração para aquisição do título de doutor em antropologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Uerj (PPCIS-Uerj), busca aprofundar a compreensão das dinâmicas sociais, políticas e culturais refletidas nos filmes de um período crucial para a história do país, com um recorte específico na análise das relações étnicas.
O objetivo deste projeto é oferecer uma compreensão profunda das produções cinematográficas chinesas até 1949, destacando como elas refletem e influenciam as relações sociais, políticas e étnicas da época. Cada filme é analisado não apenas como um produto cultural, mas como um agente ativo capaz de moldar e ser moldado pelo seu contexto histórico.
Convido você a explorar esta página, onde, compartilharei os filmes chineses estudados (1922-1949) gradualmente, legendados em português. Posteriormente pretendo postar outros conteúdos.
Cinema chinês (1922-1949)
O cinema é uma ferramenta poderosa para entender a sociedade e a política de um país. Na China, ele até hoje desempenha um papel significativo. A primeira metade do século XX foi um período de profundas mudanças sociais, marcado pelo fim da Dinastia Qing em 1911 e pela Revolução Comunista de 1949, após terem passado por uma guerra civil. Os filmes apresentados aqui, foram produzidos neste período e correspondem a um importante registro de como a sociedade chinesa lidou com aquelas transformações e representaram, direta e indiretamente, por meio de narrativas cinematográficas.
Laborer’s Love (Láogōng zhī àiqíng 勞工之愛情) | 1922.
O carpinteiro Zheng se muda para Xangai e se torna vendedor de frutas, interessando-se pela filha do Doutor Zhu. Eles trocam presentes e, após Zheng protegê-la de valentões, ele propõe casamento. Zhu condiciona a aprovação ao auxílio no negócio fraco. Zheng usa suas habilidades de carpintaria para criar um dispositivo que atrai pacientes para o consultório de Zhu. Com o sucesso do negócio, Zhu aceita Zheng como genro.