Lattes | Academia.edu | ResearchGate | Orcid
NINO RHAMOS
Figueiredo, W. R.
Novo post:
Trabalhos recentes:
Antropologia, China e afins
A performance marcial indígena como estratégia política imagética
Xondaro Guarani: arte marcial, performance e política
Esta pesquisa de mestrado representa um marco significativo em minha trajetória acadêmica e profissional, surgindo de uma decisão crucial tomada aos 35 anos, em 2013. Após quase uma década trabalhando com edição de vídeos publicitários, especialmente para o meio digital, percebi a crescente relevância do conteúdo audiovisual na internet e seu impacto político e social, especialmente no contexto do Brasil pós-2013. Esse cenário me motivou a buscar um entendimento mais profundo das dinâmicas sociais e do poder político do conteúdo audiovisual nas redes sociais, levando-me a ingressar no curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Durante minha graduação, participei de diversos projetos de pesquisa, sendo bolsista no Programa de Estudos dos Povos Indígenas (PROÍNDIO/UERJ) e estagiário no Grupo de Pesquisa Imagens, Narrativas e Práticas Culturais (INARRA), o que me possibilitou aprofundar meus estudos em antropologia visual e questões étnicas, consolidando minha compreensão sobre as dinâmicas de poder e a relevância política do audiovisual.
A pesquisa analisou o xondaro, uma prática corporal dos indígenas Guarani. Envolveu visitas às aldeias indígenas Pyau (SP) e Sapukai (RJ) e buscou pensar essa prática Guarani como uma Performance Marcial. Tendo a especificidade de possuir duas performances interconectadas por esse Outro adversário, a Performance Marcial é fundamentalmente motivada pelo agonismo.
Assim, foram abordados aspectos que relacionam o xondaro com questões políticas e culturais, explorando a conexão entre o corpo do praticante e o Outro, compreendido como adversário, e os agenciamentos da imagem deste corpo em estado de performance, enquanto estratégia política imagética.
Características:
Dimensões: 13,9 × 21 × 1,45 cm
Páginas: 270
Impressão: Preto e Branco
Editora: UICLAP/Amazon KDP
Autor (A): Nino Rhamos
ISBN: 978-65-01-05510-7
Ano: 2024
Idioma: Português
Xondaro Guarani:
arte marcial, performance e política
O resultado da pesquisa culminou no livro "Xondaro Guarani: Arte Marcial, Performance e Política".
O livro, para além da materialização da pesquisa, é um registro do esforço empreendido durante o trabalho de conclusão do curso de bacharel em Ciências Sociais e a dissertação de mestrado.
Para isso, foi organizado em duas partes, a primeira corresponde ao trabalho de conclusão de curso, correspondendo ao período inicial, os primeiros contatos que fiz com um mestre xondaro ruvixa.
A segunda parte, corresponde à continuação do contato feito anteriormente e um aprofundamento das análises sobre performance marcial.
O resultado buscou oferecer uma contribuição ao campo de estudos não apenas sobre comunidades indígenas, mas também sobre artes marciais sob uma perspectiva teórico-antropológica.